Voos domésticos são os mais impactados; queda do dólar segura preços de bilhetes internacionais
Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março. A alta é consequência direta da volatilidade do preço do barril de petróleo, causada pela guerra entre a Rússia a e Ucrânia….
Um levantamento feito pela plataforma Decolar, tendo como base as tarifas médias praticadas em voos que saem dos aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, mostra que as rotas mais impactadas são as mais populares.
A ponte aérea para o Rio de Janeiro, por exemplo, subiu 19% (de R$ 504,19 em fevereiro para R$ 598,99 em março). Voos para o Recife lideraram a alta de preço: o valor passou de R$ 559,82 para R$ 783,57, alta de 40%.
Viagens de São Paulo para Brasília foram de R$ 627,45 para R$ 724,71 (+16%); enquanto voos para Porto Alegre, que custavam em média R$ 603,55 em fevereiro, foram adquiridos por R$ 785,49 em março (+30%)….
VOOS INTERNACIONAIS No caso das passagens internacionais, os reajustes de fevereiro a março foram menores. O bilhete de São Paulo para Buenos Aires caiu 4%. Em fevereiro, custava em média R$ 1.310, ante R$ 1.260 em março.
Já os voos de São Paulo para Milão, um dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros, passaram de R$ 3.288 para R$ 3.511 no mesmo período, subida de 7%.
A queda do dólar é um dos fatores que segura os preços das passagens para o exterior e pode estimular o aumento de viagens para esses destinos.
REAJUSTE DA PETROBRAS
A Petrobras reajustou em 18,6% o preço do querosene de aviação vendido para as distribuidoras. A alta do combustível foi o principal fator que levou as companhias aéreas a anunciarem o aumento das passagens aéreas.
Segundo dados da petroleira, a média por litro do combustível saiu de R$ 3,96, em 23 de março deste ano, para R$ 4,69 no dia 1º de abril. Esse valor não leva em consideração os tributos sobre o combustível, nem a margem cobrada durante a distribuição.
A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) afirma que o combustível aumentou 76,2% em 2021, superando a alta do diesel (56%) e da gasolina (42,4%) no mesmo período.
O combustível hoje está em torno de 40% do custo das companhias aéreas. Historicamente, esse valor girava de 27% a 30%. Em algumas situações, o custo do combustível pode chegar a 50% dos gastos da companhia, de acordo com a associação.
RETOMADA
O setor aéreo, principalmente o doméstico, vinha de uma retomada, mas teve a demanda impactada em janeiro pela variante ômicron e, desde o final de fevereiro, pela guerra. Como a política de preços da Petrobras é equiparada ao valor do petróleo no exterior, a instabilidade dessa matéria-prima provoca um aumento direto dos combustíveis no Brasil.
Fonte: Poder360