Maple Bear Citizen Moment

As demandas do mundo moderno exigem, cada vez, autonomia e apropriação dos mais variados conhecimentos por parte das pessoas, como forma de inserção nas diferentes atividades sociais. 

Dessa forma, é imprescindível que todo cidadão, independente da faixa etária, seja capaz ou esteja disposto a cumprir seus deveres, da forma mais consciente possível. 

Partindo desse pressuposto, a Maple Bear Cachoeiro busca fomentar uma reflexão acerca da temática cidadania na educação escolar, enfatizando a relevância didática sobre o tema. Para tal fim, surge o projeto “Maple Bear Citizen Moment”.

O principal objetivo é despertar, em nossos alunos, valores sociais, munindo-os de conhecimento e instrução, por meio de discussões temáticas e lúdicas, que se destinam a instigar a importância do papel de um cidadão  em todos os contextos sociais da vida dos homens. 

Em sala, os professores destinam um momento das aulas para apresentação de vídeos e imagens relacionadas ao tema em tela. Após a apresentação do vídeo, deverão conduzir um debate, que possui o intuito de fomentar discussões relevantes, de cunho social, gerar reflexão e difundir valores em nossos alunos.

Ações

1 – Sabemos que temas como respeito e compaixão devem ser exercitados e enaltecidos durante todo o processo de formação dos nossos bears, e isso não poderia ser diferente durante o processo de aulas remotas! Assim, a turma do Year 4 utilizou, de maneira muito interativa, as ferramentas virtuais utilizadas durante as aulas para deixar registrada uma mensagem de muita sabedoria. Após o estudo do livro “Trouble Talk”, de Trudy Ludwig, conversamos sobre como o bullying pode repercutir negativamente na saúde emocional das crianças e o resultado final você pode conferir por meio dessas fotos! Essa atividade fez parte do nosso momento “Maple Bear Citizen”, que se trata de um projeto desenvolvido pela escola, que possui como objetivo conscientizar nossos alunos sobre importantes temas inerentes à formação plena de bons cidadão.

2 – Entendemos que a educação desempenha um papel fundamental na formação de novos cidadãos e, por isso, consideramos fundamental a integração entre os conteúdos ministrados e a exploração de importantes valores sociais. Para tanto, na última sexta-feira, o tema em tela foi a responsabilidade social que possuímos em relação às pessoas portadoras de deficiência. Os alunos do Year 4 foram convidados a manifestar suas opiniões e reflexões sobre o assunto, traçando um paralelo entre o livro que vem sendo trabalhado nas aulas de E.L.A., “The Thing About Georgie”, que relata uma história bem humorada e bastante informativa, estrelada por Georgie, um aluno com nanismo, e um curto clipe intitulado “Sorry”, que aborda questões envolvendo pessoas portadoras de deficiência e o individualismo, como mazela social.

3 – A Disciplina Positiva na Escola e na Sala de Aula foi projetada para criar um clima escolar respeitoso por meio do aprendizado socioemocional, educação do caráter e disciplina eficaz. Nesse contexto, a turma do Year 4 exercitou todo o aprendizado acerca do tema através da análise e discussão de um vídeo, cujo personagem principal, um sapinho fictício, portador de surdez, compreendeu os estímulos negativos de outros sapos como forma de incentivo para superar um grande obstáculo, uma vez que não conseguiu compreender, corretamente, o que eles diziam. Quando perceberam que o estímulo positivo poderia incentivar e promover uma grande diferença na situação, os sapinhos compreenderam a importância da utilização da disciplina positiva e passaram a adotá-la com outros colegas. As crianças puderam, após assistirem ao vídeo, pontuar suas observações e opiniões, contribuindo para a promoção de uma discussão rica em positividade e interatividade!

4 – Para as crianças, adaptar-se ao cenário de isolamento social exigido pela pandemia do novo Coronavírus pode ser difícil. A vida seguia seu percurso normal, mas, de repente, tudo mudou. Uma nova rotina, sem contato com os colegas, sem passeios e atividades que, anteriormente, realizavam de forma frequente, chegou e trouxe à vida de todos, especialmente dos pequenos, muitas mudanças e adaptações.

Com o intuito de discutir o tema de forma saudável e promover um diálogo rico em troca de experiências e sentimentos, a turma do Year 2, através do projeto “Maple Bear Citizen”, abordou uma série de perguntas pertinentes ao momento atual de isolamento social, a fim de que as crianças pudessem compreender e externalizar suas emoções, exercitando, para tanto, uma série de competências socioemocionais.

Agende sua Visita

Dê a seus filhos o preparo necessário para enfrentar os desafios do futuro.
A Excelência da Educação Internacional canadense em uma escola perto de você.