Piso laminado ou vinílico: como escolher entre as duas opções?

Escolher uma tinta para um novo imóvel pode ser divertido, afinal, existem tantas possibilidades no mercado hoje para deixar cada ambiente bonito e funcional. Mas, por outro lado, é preciso pesquisar bastante e entender as propriedades de cada material antes de fazer uma escolha. Para pisos, por exemplo, você sabe a diferença entre vinil e laminado?

De forma bruta, a principal discrepância entre esses dois tipos de piso está em sua fabricação: enquanto o piso vinílico é feito a partir de PVC, o laminado vem da madeira.

Aparência

O piso vinílico apresenta grande variedade de texturas e formatos – que podem ser de placa, régua, manta e até hexagonal. Com relação aos tons, a oferta hoje em dia também é bem abrangente: “Há opções que reproduzem madeiras de diversas colorações e estruturas e até mesmo outros tipos de materiais, como pedras e concreto”, conta Flávia.

Já o piso laminado costuma ter o formato fixo de régua mas com diferentes larguras, e sua tonalidade e textura não foge muito dos tons de madeira.

Thank you for watching

Instalação

Uma diferença interessante entre os dois tipos de piso está na instalação de cada um deles. O piso vinílico costuma ter apenas 2 a 3 mm de espessura e, por isso, pode ser colocado sobre porcelanato e concreto.

“Já no caso de instalação sobre pisos flutuantes, como madeira, laminado, taco ou vinílico, é preciso que seja feita a correta regularização do contrapiso, pois sua espessura muito fininha pode fazer com que pequenas irregularidades, e até mesmo o rejunte do revestimento de baixo, fiquem aparentes”, ressalta a especialista.

Por outro lado, o piso laminado também é ótima opção para piso sobre piso, mas com a vantagem de possuir uma instalação mais prática e ágil, feita sobre uma manta de polietileno que corrige imperfeições de até 3 mm no contrapiso. Com isso, segundo Flávia, o ambiente fica pronto para uso logo após a instalação, sem a necessidade de aguardar o tempo de cura do contrapiso ou de secagem da cola.

Manutenção

A manutenção dos dois pisos pode ser feita de forma bem parecida no dia a dia, com o uso de vassoura, aspirador de pó, mop ou pano umedecido em solução com água e detergente neutro em PH ou álcool, sempre bem torcido. “Lembrando que o acabamento do laminado dispensa o uso de ceras ou outros produtos para dar brilho”, diz a especialista.

Resistência à água

Em razão de seu material, o piso vinílico apresenta uma maior resistência à água, podendo ser utilizado dos dormitórios até a cozinha. “Isso o torna uma boa opção para dar unidade ao projeto e para uso em plantas com espaços integrados”, destaca Flávia.

No entanto, nenhum dos dois pisos é indicado para instalação em áreas molhadas, ou que serão lavadas constantemente. “Apesar do vinílico ser feito de PVC, a água em excesso pode infiltrar entre as réguas, ocasionando o descolamento ou até mesmo o aparecimento de mofo e bolor por baixo”, explica a especialista.

Já com o laminado, por ter origem na madeira, é necessário ter ainda mais cuidado para não o molhar. “Ele não pode ser coberto por água de forma alguma, para não estragar, e se qualquer líquido for derramado precisa secar logo em seguida”

Vantagens e desvantagens

Para além de todas as características dos dois pisos que já destacamos, as designers ainda lembram outras vantagens e desvantagens de cada um deles. “Apesar de o piso vinílico ser bem resistente às manchas, o mesmo não podemos dizer em relação aos riscos, principalmente se a abrasão for grande. Mover um eletrodoméstico ou móvel em cima dele sem o auxílio de rodízios pode deixar uma marca bem feia”, destacam Ana e Grace.

Além disso, o contato direto com o sol pode fazer com que o piso vinílico desbote, enquanto o laminado pode acabar deformado.

Como é bem liso, o piso laminado também pode dificultar a vida dos animais de estimação, que acabam deslizando sobre ele. “Esse tipo de piso também propaga sons facilmente, o famoso toc-toc ao andar. Por isso, é recomendado cobrir o contrapiso com uma manta acústica”, explicam as designers.

Por fim, elas também destacam vantagens do piso laminado: possuem alta resistência a riscos e abrasão, é isolante térmico, hipoalergênico, além de terem alta durabilidade e preços mais acessíveis.

Via: https://casavogue.globo.com/Smart/noticia/2022/02/piso-vinilico-ou-laminado-como-escolher-entre-duas-opcoes.html